quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Uma conversa sobre Agressividade na Escola...

 No início do mês de Agosto, nossa Psicóloga Escolar Renata Carvalho promoveu, juntamente com a Gestão e Coordenação, um encontro com a equipe de Professores de nossa Escola. 
O assunto abordado por ela e apresentado para discussão neste encontro foi: Agressividade no ambiente escolar. Infelizmente, essa é uma realidade presente nas escolar de todos os níveis, e em crianças de qualquer idade. 
Segundo a Psicóloga, a agressividade em si é uma tendência de reagir ou responder de forma violenta, e essa resposta se deve ao surgimento de algum incômodo, como por exemplo, tristeza, falta de afeto, insatisfação, raiva ou mágoa,´separação dos pais, chegada de um novo irmão na família etc. A criança não consegue dizer de forma clara e objetiva sua insatisfação, as vezes até por não encontrar espaço entre os pais para este diálogo, então ela expressa o que sente através da linguagem corporal, e que pode se manifestar pela também pela agressividade.

A agressividade também pode vir associada à outras dificuldades, como intolerância a frustração, ansiedade ou impulsividade. Ou ainda como comportamento reflexo á imitação e exemplo. Se uma criança vive num ambiente de agressividade física ou verbal, ela vai repetir esse atos com quem a cerca.
Sabemos que tudo o que acontece dentro da casa das crianças, em sua família, vai colaborar para sua formação como cidadão. E eventualmente, a criança vai levar o que aprendeu em casa para onde for, inclusive para a escola. Se uma criança é amada pelos pais, independente de estarem juntos ou não, se ela recebe educação devida, se ela recebe atenção de quem dela cuida, tudo isso ela reflete em seu dia a dia. O que temos visto são crianças que carregam frustrações interiores e descarregam essas frustrações com um comportamento inquieto, desobediente, desatencioso e com atitudes agressivas, numa maneira urgente de chamar a atenção de alguém e dizer: "EI, EU PRECISO DE AJUDA!!!"

Os pais devem ficar atentos para esse tipo de comportamento em suas crianças, assim como os professores em sala de aula, para que, havendo necessidade, se tenha uma conversa entre escola e família para tentar resolver o problema da melhor forma possível. Quando a criança desenvolve atitudes agressivas, isso irá afetar seu desempenho escolar. Trabalhar esses valores com as crianças é tarefa dos pais e da família.
Mas os professores podem fazer muito em sala de aula para amenizar esta situação, observando o que foi colocado para lidar com crianças que tem este perfil.

COMO LIDAR COM CRIANÇAS AGRESSIVAS?

  • Entenda o contexto e a dinâmica familiar da criança;
  • Reconheça a diferença entre os temperamentos e personalidades;
  • Seja o exemplo de conduta equilibrada;
  • Envolva e sensibilize os pais e/ou responsáveis quanto ao comportamento de seus filhos;
  • Crie uma relação de amizade e confiança com a criança;
  • Estabeleça claramente os limites;
  • Incentive manifestações de afeto, segurança, senso de responsabilidade e de cooperação;
  • Evite brigar, gritar descriminar ou rotular seu aluno.







Nenhum comentário:

Postar um comentário