terça-feira, 15 de julho de 2014

O Poder das nossas Palavras...

"Pare de chorar imediatamente, menino!"
"Que ideia boba!"
"Como você pode ser tão estúpido!"
"Você não é capaz de fazer isso benfeito!"

Se você já ouviu isso algum dia de seus pais ou percebeu que já disse isso para seu filho, saiba que as palavras de um adulto tem grande influencia no comportamento de uma criança e podem gerar um impacto positivo ou negativo na vida delas.
A família é a matriz da aprendizagem; é com os pais que a criança 
aprende a ser uma pessoa. Se a estrutura psíquica e social de uma pessoa é formada ainda nos primeiros anos de vida, um pré-adolescente já pode apresentar sérios problemas de comportamento, caso tenha sofrido na infância, por exemplo, com falta de diálogo, discussões, descaso e até mesmo violência verbal ou física em casa. 
O respeito entre pais e filhos deve ser mútuo, observando os direitos e deveres de cada um nessa relação. Discussões e rejeição só prejudicam o relacionamento e provocam o risco de erros graves no futuro. É papel dos Pais evitar usar palavras consideradas depreciativas e ameaçadoras, pois elas atraem sentimentos como medo, angústia, raiva, impotência, paralisia e ameaçam a integridade da criança. os pais devem entender que as palavras tem poder de influenciar implicitamente naquilo que a criança vai se tornando. Por isso, diga à criança o que você espera dela e como você deseja que ela aja em vez de insultá-la ou criticá-la, pois há muitas palavras que machucam e podem deixar marcas irreparáveis.


Você sabia que há poder em suas palavras? Elas servem tanto para abençoar como para amaldiçoar alguém!
Uma ótima leitura acerca desse assunto está no livro abaixo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário