terça-feira, 15 de julho de 2014

O Poder das nossas Palavras...

"Pare de chorar imediatamente, menino!"
"Que ideia boba!"
"Como você pode ser tão estúpido!"
"Você não é capaz de fazer isso benfeito!"

Se você já ouviu isso algum dia de seus pais ou percebeu que já disse isso para seu filho, saiba que as palavras de um adulto tem grande influencia no comportamento de uma criança e podem gerar um impacto positivo ou negativo na vida delas.
A família é a matriz da aprendizagem; é com os pais que a criança 
aprende a ser uma pessoa. Se a estrutura psíquica e social de uma pessoa é formada ainda nos primeiros anos de vida, um pré-adolescente já pode apresentar sérios problemas de comportamento, caso tenha sofrido na infância, por exemplo, com falta de diálogo, discussões, descaso e até mesmo violência verbal ou física em casa. 
O respeito entre pais e filhos deve ser mútuo, observando os direitos e deveres de cada um nessa relação. Discussões e rejeição só prejudicam o relacionamento e provocam o risco de erros graves no futuro. É papel dos Pais evitar usar palavras consideradas depreciativas e ameaçadoras, pois elas atraem sentimentos como medo, angústia, raiva, impotência, paralisia e ameaçam a integridade da criança. os pais devem entender que as palavras tem poder de influenciar implicitamente naquilo que a criança vai se tornando. Por isso, diga à criança o que você espera dela e como você deseja que ela aja em vez de insultá-la ou criticá-la, pois há muitas palavras que machucam e podem deixar marcas irreparáveis.


Você sabia que há poder em suas palavras? Elas servem tanto para abençoar como para amaldiçoar alguém!
Uma ótima leitura acerca desse assunto está no livro abaixo!


Mensagem da Tia Cláudia

Nome Completo: Maria Cláudia Rodrigues da Silva
Professora do 2º ano (Manhã e Tarde)



Esta é a minha mensagem que compartilho com vocês. 
Vamos refletir nela, pois acredito nisso!


Ideias para o Dia dos Pais

O Dia dos Pais se aproxima...
Que tal pensar numa lembrancinha para comemorar esta data especial???

CANETINHAS


EMBALAGEM  DECORADA



CARTÃO


PORTA CELULAR PARA CARREGAR


MATERIAL DE HIGIENE PESSOAL




CD COM FAIXAS PARA OS PAIS 
(PODERIA SER TAMBÉM UM DVD COM UM FILME PARA
 O PAPAI ASSISTIR COM SEU FILHO EM CASA.


AVISO DE PORTA



MENSAGENS




8 frases que acabam com a auto-estima de uma criança...

Ajudar os filhos a amadurecer de forma saudável é uma das tarefas mais importantes dos adultos. Veja o que se deve evitar falar para que as crianças cresçam plenas e felizes:








Aula de Educação Física com o Infantil.

O Professor de Educação Física Carlos Serpa já explicou em postagem anterior sobre a importância desta disciplina nas Escolas. E não é só os alunos do Fundamental I que praticam não, nossos pequeninos do Infantil também participam das aulas. 
O professor elabora uma grade de exercícios especiais para cada faixa etária, e os alunos amam se exercitar!
Confira algumas imagens da Turminha do Infantil IV:





Confira o vídeo desta aula em nossa página no Facebook.
Acesse: facebook.com/escolagideao (vídeos)

Visita da Galinha Pintadinha em nossa Escola...


O Primeiro Semestre de 2014 foi cheio de surpresas para nossos alunos...
Uma delas foi o Show que a Galinha Pintadinha fez em nossa Escola, junto com sua amiga Mariana, no mês de Abril.
Todos os alunos do Infantil dançaram e se divertiram ao som das músicas mais conhecidas da Galinha, dentre elas A Barata e Viva Mariana.

Confira algumas imagens desta festa!!!





Assista o vídeo deste momento em nossa página do Facebook: 
facebook.com/escolagideao (vídeos)

Mensagem da Tia Cida

Nome Completo: Maria Aparecida de Andrade Figueiredo
Professora do Infantil I (Manhã e Tarde)
e-mail: mariaaparecidadeandrade33@gmail.com

   Olá, meu nome é Maria Aparecida, mas todos aqui na Escola me conhecem por Tia Cida. Sou professora do Infantil I, e amo trabalhar com crianças. 
Vou contar um segredinho aqui para vocês kkk: Este ano foi minha primeira experiência com crianças do Infantil I, eles são bebês ainda, e me senti como eles, numa fase nova de adaptação e de emoção. Foi uma sensação prazerosa e de dedicação; tive a oportunidade de crescer em experiência e mostrar o melhor do meu trabalho. 
Deixo essa mensagem de um dos escritores da Pedagogia que mais admiro:
" Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar."
(Paulo Freire)
    Um sonho pode sim ser realizado, basta dar um passo para caminhar no processo do Ensino do Saber.
 Beijos da Tia Cida! 

terça-feira, 8 de julho de 2014

Resenha sobre o Filme: "Somos todos diferentes"


"Há um tempo assisti esse filme, que me foi emprestado por uma amiga que trabalha na área de Educação. Confesso que não me interessei por ele, pelo fato de ser um filme estrangeiro e sem tradução, então teria que passar o filme todo lendo a legenda, e sinceramente isso não me agradou muito. Depois, percebi que o filme tinha mais de 2:00 hs de duração, e quase desisti...
Mas alguma coisa me fez ficar ali, grudada na TV...
Foi o filme mais especial que já assisti, e todos os minutos foram válidos para entender como reage uma criança com DISLEXIA diante de seus conflitos internos. 
Click para assistir...Vale a pena!!!"
Por Marcela Correia


Sinopse do Filme Somos todos diferentes: 

O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. 

Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele, visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. 

Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.



Inspirador!!!

barra_087.gif

Se você é um vencedor,
terá alguns falsos amigos
e alguns amigos verdadeiros.
Vença assim mesmo. 

Se você é honesto e franco,
as pessoas podem enganá-lo
Seja honesto e franco assim mesmo. 

O que você levou anos para construir
Alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo. 

Se você tem paz e é feliz,
As pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz assim mesmo. 

Dê ao mundo o melhor de você,
mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo. 

Veja você que, no final de tudo
Será você ... e Deus.

E não você ... e as pessoas!

Madre Tereza de Calcutá

Estimule e participe da vida escolar de sua criança!






Quando começar a ler Contos de Fadas para uma criança?


           As crianças pequenas, por volta de 2 e 3 anos de idade, já se interessam pelos contos de fadas. Costumam preferir as histórias com o lobo mau. Os Três Porquinhos, Os Sete Cabritinhos e Chapeuzinho Vermelho são algumas de suas preferidas.

 O fato de a figura malvada ser um animal cria uma distância em relação à criança e ao mundo dos seres humanos. Deste modo, fica mais suportável conviver com a ideia do mau.

           Mais adiante, quando a criança tem por volta de 5 e 6 anos e superou muitos contos com o lobo mau, já se sente mais corajosa para enfrentar outros medos. Aí então a bruxa rouba a cena. É quando as crianças pedem pela história A Bela Adormecida, Rapunzel e João e Maria. Nessa nova fase, podem tolerar que a senhora aparentemente inofensiva que oferece a maçã vermelha para Branca de Neve, na realidade, não é uma boa pessoa: é a malvada da bruxa disfarçada. Aceitam, portanto, que o mau esteja ainda mais próximo delas e que possa ter hábitos e características humanas.