O verdadeiro significado da Páscoa cristã ainda é desconhecido por muitos, mas aos olhos da Bíblia, podemos descobrir o que significa a Páscoa e como comemorá-la de verdade.
Vamos viajar um pouco na história de Israel e do povo hebreu para entender onde tudo começou...
No início da história da nação de Israel, o povo partiu do Egito no ano de 1445 a.C. Após esse fato, os Hebreus comemoram a Páscoa todos os anos, precisamente na primavera que corresponde uma data aproximada da "sexta-feira santa".
Na verdade, a Páscoa é para Israel como um dia da independência de um país. Os Hebreus passaram mais de 400 anos debaixo da escravidão egípcia, porém Deus decidiu libertar aquele povo, e para isso, levantou um líder chamado Moisés. Debaixo do poder de Deus e sobre a liderança espiritual e política de Moisés, o povo hebreu foi libertado da opressão egípcia.
Além do livramento do Egito, a páscoa se constitui em primeiro dia do ano religioso dos hebreus e o começo de sua vida. Isto ocorreu no mês de Abide que pode ser chamado também de Nisa, que corresponde aos nossos meses de março e abril. A páscoa não foi uma invenção humana, mas o próprio Deus instituiu para que seu povo relembrasse o grande livramento que Ele efetuou para com Israel.
A morte de Cristo ocorreu exatamente na época de páscoa, e o apóstolo Paulo nos diz que Jesus Cristo é o nosso Cordeiro Pascal (I Cor 5: 7). A páscoa marcava um ato histórico de libertação. Assim também em Cristo encontramos um êxodo que nos liberta da velha vida.
Em Cristo, todo ser humano pode se tornar filho de Deus através de Seu sacrifício na cruz, que proporciona libertação, transformação, paz, alegria, justiça, intimidade com Deus e vida eterna!