sábado, 29 de março de 2014

Mensagem da Tia Ana Lúcia

Nome Completo: Ana Lúcia de Lima
Professora do Infantil III - manhã

      Certa vez li uma mensagem que me tocou muito. A mensagem dizia o seguinte:

      "O homem pouco sabe sobre muitas coisas que manipula. Hoje nega um fato, mas amanhã é obrigado a admiti-lo. 
      Diziam antigos cientistas que o átomo era indivisível. Hoje é possível dividi-lo e é por isso que se produz a energia atômica. Voar parecia impossível, mas aí estão aparelhos pesadíssimos sobre nossas cabeças. 
      Algumas pessoas negam a vida eterna mais em função do temor ao castigo, ao medo do desconhecido. Temem a morte como um juízo e, por isso, muitos preferem negar o que está além do véu, tentando abafar a voz de suas consciências. "


      Esta mensagem de teor evangélico, nos faz pensar em um assunto inevitável para os vivos: A Morte. Todos vamos passar por ela. Espera-se que os mais velhos passem por ela primeiro, e as crianças demorem um pouco para passar. O problema é que nossa mente humana não é preparada para lidar com este assunto, e as pessoas reagem de várias formas quando se deparam com a morte ou de um familiar próximo, ou de um amigo, ao até de um animal de estimação.

      No meu caso, como trabalho com crianças pequenas, sei que isso é muito difícil. Porém, a psicologia afirma que abordar esse assunto (morte) já nas fases infantis, ajuda a criança a superar traumas posteriores de perda. Quando sua mente estiver mais desenvolvida para entender sobre isso, ela não sofrerá tantos comportamentos negativos à respeito.

Nós criaturas civilizadas tendemos a ignorar a morte como parte da vida…no fundo ninguém acredita na própria morte, nem consegue imaginá-la. Uma convenção inexplícita faz tratar com reservas a morte do próximo. Enfatizamos sempre o acaso: acidente, infecção, etc., num esforço de subtrair o caráter necessário da morte. Essa desatenção empobrece a vida… (Profª e Psicóloga Rosângela de Albuquerque)"

      A Profª e Psicóloga Rosângela de Albuquerque publicou um artigo na revista Construir sobre esse assunto. Quem tiver interesse de ler mais sobre isso, segue o link:


Um Beijo para todos!!!


Iº Encontro de Pais e Mestres 2014

      Nossa Iª Reunião de Pais e Mestres aconteceu nos dias 20/03 para os Pais do Ensino Infantil e 21/03 para os Pais do Ensino Fundamental, ás 19:00 hs em nossa Escola.

      Ficamos muito felizes em receber o grande número de Pais que estiveram presentes em ambos os dias, pois sua presença é muito valiosa.

      Estiveram presentes na reunião a Equipe de Gestão e Coordenação escolar, as Professoras de cada turma e a Psicóloga escolar.

É preciso pensar qual é o papel dos pais na aprendizagem de seus filhos.


Em primeiro lugar, os pais devem mostrar a importância da aprendizagem dedicando um tempo a falar sobre ela, realizando alguma leitura ou conversando sobre os acontecimentos do dia.
Procure disponibilizar um lugar calmo e organizado para que ela realize suas lições ou trabalhos escolares e sempre a acompanhe nessas tarefas, porém nunca faça por elas, pois desta forma a criança não aprenderá e o professor não poderá ajudá-la em suas dificuldades.
A rotina é também muito importante, pois traz autonomia e organização para a criança. Procure organizar com ela essa rotina e nos primeiros dias acompanhe para verificar se todas as atividades estão sendo cumpridas. Aos poucos vá deixando com que a criança realize sozinha sua rotina.


Dê o exemplo. Procure realizar uma atividade parecida com a da criança enquanto ela estiver no momento de estudo, como ler algum livro ou revista interessante, escrever um texto, realizar as contas do mês.
PONTOS DISCUTIDOS EM NOSSA REUNIÃO:
  • USO DO FARDAMENTO ESCOLAR ADEQUADO TODOS OS DIAS;
  • HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS DE AMBOS OS TURNOS;
  • REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CASA, BEM COMO PESQUISAS E TRABALHOS;
  • EXPLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ANUAL;
  • EXPLICAÇÃO DAS ATIVIDADES OFERECIDAS PELA ESCOLA;
  • QUESTÕES BUROCRÁTICAS INTERNAS.




Zoológico Humano???


       Foto de um zoológico humano, tirada em 1958 na Bélgica. Há menos de 60 anos, existiam zoológicos como este, onde negros, geralmente africanos, eram expostos para as crianças brancas. Você sente vergonha ao ver essa foto?

Mensagem da Tia Ana Freitas




Nome Completo: Ana Lúcia de Freitas Nascimento
Professora das turmas do 4º ano (manhã) e 5º ano (tarde)
e-mail: ana.freitas.aninha@gmail.com

         Olá, pessoal! Estou aqui para deixar minha contribuição no Blog da nossa Escola. Quero compartilhar com vocês esse texto que acho lindo e tem tudo a ver com minha profissão. Vamos ler?

Educar é de Deus...
(Paulo Roberto)

"O meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento." (Oséias 4:6)

           Educação não é privilégio, mas sim necessidade. É certo que educar requeira recursos materiais e humanos, mas educar requer, imprescindivelmente, amor.
          Amor traduzido no comprometimento com o respeito à vida no sentido mais amplo. Não apenas com a vida humana, mas com toda e qualquer espécie de vida. Não se faz educação solitariamente, e sim solidariamente. Ela é uma via de duas mãos. Quem ensina precisa de quem aprende e vice-versa. Assim, ambos crescem.
      Educar é dom de Deus. Educar é construir. Educar é lutar para preservar o bem mais precioso que temos: a Vida! Não só a vida humana, mas toda e qualquer vida do nosso Planeta.
      "Quem não educa, deseduca."
      Destrói, piora, extingue...
      Educar é simples, mas não é fácil. Simples porque requer de educandos e educadores o diálogo. Difícil porque exige renúncia.  Renúncia ao egoísmo, à soberba, à ganância, e ao desejo desenfreado de poder. Educar dessa forma parece até utopia, mas não é...
      Tudo é possível aquele que crer!
      Quer tentar?

sexta-feira, 14 de março de 2014

Iª Reunião de Pais e Mestres - 2014

Pais e Responsáveis, sua presença é valiosa!!!



Parabéns, Recife e Olinda !!!

No último dia 12 de Março, comemoramos com muita alegria o aniversário de duas cidades históricas Pernambucanas: Olinda, que completou 479 anos e Recife, dois aninhos mais nova, fazendo 477 anos. Nossa Escola entrou no clima do "Parabéns para você"...







Aula Expositiva - 4º ano A

Os alunos do 4º ano A da Tia Ana Freitas elaboraram uma Aula Expositiva, onde cada grupo explicou sobre as influências dos três povos que deram origem à miscigenação brasileira. As apresentações foram feitas para as outras turmas do Ensino Fundamental.

Influência Indígena:





Influência Negra:





Influência Branca:







Confeccionando a lembrancinha do Dia da Mulher

Os alunos da turma do 4º ano A, Junto com a Tia Ana Freitas, confeccionaram a lembrancinha do Dia das mulheres!!! Que turminha criativa!!!





Cartaz para o Dia das Mulheres

Esse é um pouco do trabalho realizado pelos alunos do 5º ano A. Eles confeccionaram um cartaz para homenagear todas as mulheres que fazem parte da nossa Escola.









Lembrancinhas do Dia da Mulher.

Em 08 de Março comemoramos o Dia Internacional da Mulher; data que mostra a força feminina diante da sociedade na qual vivemos. Nossas professoras prepararam com todo carinho junto com os alunos as lembrancinhas para homenagear essas mulheres!!!